Diversificando com pouco dinheiro

Tentando entender esta questão da diversificação, me aventurei numa simulação do Banco Pactual. E estes foram os resultados assumindo que eu teria R$100.000 para começar: 



Nem vou disfarçar que não entendi metade e tive que procurar cada coisinha (menos Pós -fixado e inflação). Mas me deu um norte para começar pelo caminho de diversificar. 

Algumas decisões que tomamos por aqui em casa: 

Reserva de emergência

Habemus reserva de emergência! Gente, não posso explicar minha felicidade de ter essa reserva. Temos dividido o valor assim: 

  • 25% em CDB 110% liquidez diária (Banco X). 
  • 25% em CDB 105% liquidez diária (Banco X). 
  • 50% em cofrinho 100% do CDI liquidez diária (Banco Y). 

(Nomes do bancos não reais, obviamente 😂). 


Investimentos (futuros)

Ainda não colocamos nada, mas esta é a estratégia seguindo essa simulação (lembrando que sou a pessoa que gostaria que o colchão rendesse juros pois não confio em banco algum). 


Pos-fixado

  • LCI/LCA 13% ou 92% do cdi
  • CDB 105% ou mais até 3 anos. 

Inflação

  • LCI/ LCA Inflação + 7%
  • CDBs inflação.  + 7% 

Retorno absoluto


Não faço ideia o que é isto, ainda não entendi assim que fica em suspense...


Renda variável


Fiis (meu sonho de consumo...vou investir este ano). 


Alternativos


Aqui eu vi que criptomoedas podem ser consideradas ou investimentos alternativos ou renda variável mas vi que era mais alternativo que outra coisa. O companheiro de uma das minhas melhores amigas trabalha com bitcoins e meio que uma referência no mundo hispano. Não me atrevo a pedir consultoria porque preciso entender o básico do básico antes, e minha amiga é como eu, então o que ela falou foi: "olha, não entendo nada, mas a única coisa que posso te dizer é que ele diz que a única cripto confiável é o bitcoin". Isso falou antes que o nosso lindo presidente promovesse uma cripto-fraude assim que...vou confiar nele. 


Em fim, me aventurei com 300 reais (recebi as aulas particulares do mês, sou RYC@!) e comprei quando a linha do gráfico estava baixa. Ganhei DEZESSETE REAIS em uma hora e vendi para testar (e pegar o dinheiro do metrô ida e volta da segunda feira. Ainda falta o do ônibus, estou atenta as futuras flutuações antes de amanhã...😂). Fiquei bem assustada com a volatilidade da moeda, mas...disso se trata diversificar. E outra, não vou investir o que não posso perder. Mas primeiro, tudo o resto. 


Considerações finais


Hoje que tenho a reserva de emergência me sinto com mais confiança para me arriscar a um investimento de 3 anos. Mas me preocupa o fato de que não tenho casa. Este ano faço 46 anos e tenho uma casa lá na minha região, no meu país, onde mora a minha irmã e para ser honesta, não tenho o menor interesse em voltar a morar nessa casa (sim na minha região, mas definitivamente não ai). Não posso vender pois a economia está muito ruim para vender casa mas principalmente porque a minha irmã e meu sobrinho moram ai e não tenho intenção alguma em pedir para eles sairem. Então para mim, é como não ter nada. E me preocupa que minhas expectativas e planejamentos não incluem nos cálculos uma casa própria ou algum imóvel. Digam o que vocês quiserem, mas investir em tijolos é uma segurança que quem ficou boiando na vida como eu tentando sobreviver, sabe que é importante. Tema para outro momento, mas algo que me deixa pensando muito. 


Outra questão foi um comentário da Eu soy Ryca fez: não pulverizar os investimento. Pensei nisso muito, sobre tudo porque me encho de informação com vídeos que falam "Invista no Banco Pindonguín com LCI de 300% ao ano, abra conta já" e ai termino com 300 contas em bancos -bancos que odeio- e uma impossibilidade de acompanhar. Sobre tudo porque também não tenho tanto dinheiro assim. Decidi ficar com 3 bancos: O X do CDI, o Y do cofrinho e onde recebo meu salário, que estou usando como corretora do TD. Além de que a minha primeira corretora ainda segue ai, até pelo menos vencer os títulos do TD. 


Vamos ver o que nos depara o destino...



Comentários