Tesouro Direto IPCA ou previdência privada?


Tempo atrás eu li uma materia que confirmou o que eu suspeitava mas perdi o link dela par rele-la: a melhor opção para criar sua aposentadoria é TD IPCA. Mas tendo lido mais e mais sobre tema, me surpreendo com muitas pessoas recomendando colocar o dinheiro em previdência privada (considerando a questão do imposto de renda) como a melhor forma de guardar um dinheiro extra para quando a hora de se aposentar pelo INSS chegar. 

Qual a minha grande questão com a previdência privada? 

Lembrem que eu não entendo muito de nada mas tem uma coisa que sim tenho: experiência de vida. Sendo de um país onde nos anos 90 todos os trabalhadores foram básicamente obrigados a optar pela previdência privada -o que terminou em todos os trabalhadores vendo como os bancos levaram embora todo o dinheiro anos depois e o Estado teve que arcar com as consequências- não tenho o menor interesse de apostar a minha aposentadoria num Itaú da vida por mais que aqui o Brasil tenha muita mais estabilidade da que jamais terá meu país num futuro próximo. A minha mãe sempre foi muito estatista e quem me recomendou quando em 2000 fui compulsoriamente colocada numa previdência privada, a trocar pela previdência privada do banco nacional porque "o Estado difícilmente vai sumir" (mas pode não te pagar, claro). O resultado foi que minhas poucas contribuições foram rápidamente devolvidas ao sistema estatal enquanto meus colegas de trabalho tiveram que fazer malabares para recuperar os deles. 

Em fim, sei que esta é uma questão que parece boba; no fim das contas se planejo criar uma carteira que me permita alcançar o Coast FIRE, terei que confiar nos bancos como eu confio agora no banco onde coloquei meu CDB de 110% e como confio no Nubank e suas caixinhas. Também sei que se planejo ser Coast FIRE, minha previdência será a taxa de retirada. Mas minha cabeça assalariada precisa desse planejamento chamado aposentadoria além do que possa ir criando nos próximos anos. E para isso, eu ainda acho que o melhor caminho é construi-la com o Tesouro Direto (e não no TD Renda+. Não gosto da ideia de não disponibilizar de todo o meu dinheiro na data que encerra o período de investimento, coisa minha, sei lá). 

O que vocês acham disto? Vocês colocam dinheiro em uma previdência privada ou só focam na construção do patrimonio para serem FIRE e contar com a taxa de retirada? 

Comentários

  1. Olá boa tarde!
    Se a situação permitir não coloque todos os seus ovos em uma única cesta.
    Por aqui em termos de previdência, pago via empresa o INSS, tenho previdência privada de grande banco, tenho tesouro direto aposenta mais e tesouro direto ipca 2035.
    Se tudo der certo e Deus permitir aposento em 2038 com 58 anos de idade.
    Até lá, vou seguindo na estratégia acima.
    Bom final de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Obrigada pela resposta! Eu também contribuo para o INSS e venho colocando uma parte do dinheiro no TD IPCA 2035. Você é um ano mais novo do que eu assim que sua resposta me deixa mais tranquila com as minhas decisões :-). Ainda não consigo escolher previdência privada como um caminho (somado as outras opções) mas vou continuar pesquisando. Um abraço!

      Excluir

Postar um comentário