Fechamento de DEZ/25: +1,04% e metas 2026

 


Feliz 2026 para todos! Como foi o final de 2025 para vocês? E o começo de 2026? 

Nós viajamos para meu vilarejo na Argentina e após 5 anos de não estar por lá, voltei com muita vontade de retomar esse ritmo tão legal que tem todo lugar pequeno. Infelizmente a questão económica está terrível e quando falo terrível, falo de um par de chinelos que aqui pagamos 25 reais, custar 70. E nem falar da comida. Ou comer fora. Uma milanesa grande para dois, três hamburgueres completos (batata frita e hamburguer com tomate, alface e queijo) + um refri por pessoa (éramos 5 com a minha mãe), deu em torno de 400 reais em um restaurante comum do meu vilarejo. Nobreza obriga, em Buenos Aires você consegue pegar um almoço simples + bebida + sobremesa ou café por 60 reais por pessoa (embora num PF daqui de casa por esse valor comemos três e do mesmo jeito). Em fim, voltamos com o cartão no limite pois o dinheiro que levamos não foi suficiente para bancar as férias mesmo ficando em casa da minha mãe. Mas que lindo que é voltar para casa! Já o serviço me mandou para Buenos Aires em 2022 e amo a cidade, e amo ver meus amigos e minha família viajou para me encontrar. Mas casa é casa. 

Vamos como o resumo do mês: 

  • No ano, a minha carteira teve no total 12,28% de rentabilidade, superando os 10% que tinha colocado como meta. 
  • Aumentei meus Fiis e minhas ações e consegui atingir 37% da minha meta de proventos mensais.  
  • Sobre criptos, tive uma conversa muito interessante com o marido de uma amiga que trabalha exclusivamente com bitcoins. Recomendou fortemente continuar comprando, mesmo que sejam míseros 50 reais ou menos. Eu as vezes penso que é meio um sistema piramidal, mas ele vive disso, 100% do patrimonio dele está em cripto faz anos e está melhor do que nós na Argentina, onde a coisa não está fácil. Confiarei e continuarei colocando um pouquinho todo mês sem ultrapassar os 3%. Até dezembro era 1.5% da minha carteira. 
  • Mês passado decidi me aventurar um pouco e me "expôr" a ativos internacionais...mas de forma controlada para pessoas como eu. Comprei uma cota do IVVB11 pois acredito que eu não estou pronta nem para fazer seguimentos de ações nem abrir conta no exterior para colocar meu parco dinerito.  A ideia é continuar com uma cota por mês se conseguir ter esse valor mensal para colocar. Tenho um ETF do Nubank também mas não estou colocando nada ai porque ou é um ou outro, os dois no mesmo mês não da e estou contente e tranquila com o que tenho hoje. O ETF do Nubank meu deu um dinheirinho no final do ano, que foi reinvestido. 
  • Aumentei minha contribuição ao TD IPCA 2040, dividindo o valor que coloco no TD todo mês entre ele e o TD IPCA 2029. 


Atingir minha meta FIRE significam uns 14 anos de disciplina, ou seja, ser FIRE em 2040, quando deveria me aposentar. Por enquanto, segundo o Investidor 10, minha meta está um pouco mais longe, com previsão de conclusão em maio de 2041. Mas isso é boa notícia. No começo de 2025, era 2045... Hoje estou com uns 16% de meta cumprida

Por outro lado, minha reserva de emergência, da qual ano passado atingi o monto necessário para cobrir despesas básicas por um ano, está totalmente colocada em renda fixa com liquidez diária e teve uma rentabilidade anual de 15,04%, o que me permitiu me arriscar um pouco mais em outros ativos. Quero que continue crescendo pois quero ter 20 meses guardados já que meu companheiro é autónomo. Por enquanto, com um 10% anual de crescimento em 2026, fico feliz. 

Para 2026, me propus algumas metas: 

1- Orçamento ultra controlado: quero aumentar minha taxa de poupança. Segundo o maravilhoso site do AA40 Fire Dash, minha taxa de poupança é muito baixa (quase inexistente). Na minha defesa, quase 75% são gastos fixos necessários. A única coisa que posso dizer que é um luxo classe-média é a escola particular das crianças que é uma das mais baratas do bairro (lembrando que moramos em um bairro classe C). Mas tem alguns gastos que podem ser evitados. E colocados a produzir juros. 

2- Aumentar minhas cotas de Fiis e atingir o número mágico de pelo menos un dos ativos: por isso estou pensando em analisar um Fii de papel. São mais baratos e me da um horizonte atingível... e ânimos, porque isso conta também. 

3- Aprender mais sobre ETFs e ações: sei que isto é essencial para criar uma carteira diversificada, e por este motivo quero entender melhor como funcionam.

4- Criar uma poupança para os estudos futuros dos meus filhos: em pouco menos de uma década, meus filhos irão para a faculdade. Mesmo que estudem na Argentina, na faculdade pública e gratuita, minha família não mora em nenhuma cidade com centros universitários. Isso significa que teremos gastos de moradia, comida, etc. A maioria dos argentinos trabalhamos ao longo dos 8 anos que costumam durar as carreiras (são cinco ou seis, mas como praticamente todos trabalhamos, é difícil conciliar 9 horas de trabalho e materias da faculdade). Eu gostaria de dar a chance aos meus filhos de se dedicar exclusivamente aos estudos e trabalhar meio periodo. Educação é um dos melhores presentees que podemos lhes dar e quero que aproveitem muito o estudo de uma carreira que eles escolham e a desfrutem. E se decidem não estudar, mais dinheiro para minha aposentadoria.

Espero que todos estejam bem e já mês que vem, imitando aos colegas da Firesfera, começarei a colocar os ativos que tenho como nome e sobrenome (só não vou colocar os valores, são muito baixos e ficam melhor em porcentagens, incentivam mais assim, heheh). 

Até mês que vem!



Comentários