Vida estoica

Sei que o estoicismo está na moda agora mas no meu caso, tive a sorte de crescer num país que vive de ler e lendo. E na minha adolescencia, um jornal publicou um monte de livros da Grecia e Roma antiga, entre eles, "Meditações" de Marco Aurelio. Como o livro -que ainda está em casa- vinha com mil milhões de anotações do editor, do tradutor e de um historiador (não tínhamos Internet, dependíamos da qualidade da editora para entender muita coisa), gostei muito de estar lendo o jornal privado de uma figura histórica. Nem falar de algumas das coisas que ele dizia como viver hoje pois não sabemos quanto tempo temos. Claro que com o tempo a vida te faz esquecer, mas uns anos atrás li um texto sobre a filosofia estoica e tudo voltou. Por sorte veio uma moda legal que reviveu a filosofia e hoje tem muito material para aprender. Gosto muito do Ryan Holiday e leio todo dia seu "The Daily Stoic: 366 Meditations on Wisdom, Perseverance, and the Art of Living". E seguindo o exemplo de "FIRE: Arroz com Feijão", vou deixar aqui plasmadas as minhas metas que não são financeiras. 

SAÚDE (física e mental)

“Primeiro diga a si mesmo o que você seria; e então faça o que você tem que fazer.” – Epicteto.

Metas físicas

1) Atingir um IMC saudável. Por conta do tratamento que eu faço, tenho aumentado de peso gradualmente (e que bom na verdade, mas agora preciso o contrário). Hoje preciso de perder 9 kilos para um IMC saudável. 

2) Realizar as consultas médicas programadas (tratamento e gerais). 

3) Manter uma rotina de exercícios (corrida + força > treinamento de calistenia). Corrida: 4 x semana. Calistenia: 4 x semana. 

4) Pôr na prática o plano alimentar passado pela nutricionista que contempla as alergias alimentarias dos outros membros da casa. 

(Todas as metas deste sub-objetivo se encontram para atingir o resultado final). 

Metas mentais

1) Terminar a especialização sobre literatura e alfabetização infantil (dezembro 2025). 

2) Avançar dois níveis de japonês no curso que faço com meus filhos (dezembro 2025). 

3) Praticar inglês usando o material do exame de proficiência do CPE que tenho em casa (voltar ao nível C2). 

4) Continuar lendo um livro por mês da biblioteca. 

FAMÍLIA (e amigos)

“Pense na beleza da vida. Observe as estrelas e veja-se correndo com elas.” – Marco Aurélio. 

Metas

1) Uma saída fora da cidade por mês com a família. 

2) Conhecer seis parques estaduais até o final do ano. 

3) Uma atividade cultural por mês (teatro, cinema, evento cultural do tipo "Festival budista no Parque X").

4) Duas visitas à biblioteca por mês + leitura de livros infantis na minha língua (já fazemos isto mas é legal não esquecer). 

5) Noite de pizza e filme de sexta/sábado + Domingos de RPG (tradição esquecida nos últimos meses).

6) Chamadas com a família semanais e vídeo-chamada uma vez por mês com os amigos longe (já faço mas nas férias ficaram perdidas as vídeo-chamadas). Encontro mensal com amigos aqui no Brasil. 

TRABALHO

“O que não depende de mim, não me perturba.” – Epicteto

Metas

Cumprir com os trabalhos e objetivos mensais do plano de desenvolvimento 2025. No meu trabalho temos que colocar as metas para o ano junto com as habilidades que queremos desenvolver (que estão detalhadas num plano de desenvolvimento). O único que quero para este ano, é conseguir fazer todas as atividades propostas e atingir as metas estabelecidas. Dentro do meu horário laboral. 

*OBS: Como isto está sendo escrito finais de abril, colocaré atualização nos posts a cada mês a partir de maio 2025. 

Resumo maio 2025

SAÚDE

Metas físicas

Foi um mês muito difícil, só consegui cumprir com minhas aulas de funcional duas vezes por semana. Só consegui ir no dentista e porque não dava para esperar mais. Corri muito esporádicamente, e é uma atividade que organiza meu dia completo (a hora que deito, a hora que levanto e como continuo meu dia). Preciso me policiar muito mais na parte física. 

Metas mentais

Essas aqui não são tão complicadas; gosto de estudar. Aprovei o primeiro trabalho da especialização, comecei a organizar meu estudo de inglês (não da para pagar o preparatório do CPE assim que fiz meu próprio plano de estudo), japonês tem sido algo que faltou estudar mas já falei com uma colega que ensina japonês e toda sexta vai ficar meia hora comigo e meus filhos perguntando o que fizemos e li 3 livros este mês de ficção, o que me deixou muito feliz. 

FAMÍLIA (e amigos)

Conhecemos um novo parque estadual, Caminhos do Mar e fizemos alguns passeios. Mas ainda quero sair mais de São Paulo. Não retomamos o RPG nem fizemos noites de pizza, o que me fez muita falta. Mas sim fomos na biblioteca. Faltaram mais chamadas com a minha família. 

TRABALHO

O mês começou bem mas terminou muito ruim. Eu honestamente espero que junho me encontre numa melhor situação. 

Comentários