Apostando na renda fixa...enquanto tudo aumenta.

Gente, que é todo esse aumento? Chegou a rematrícula das crianças: 20,90%. Assembleia do condomínio: 20% + consertos= 39% de aumento (não consegui participar pois estava viajando a trabalho). E só isso, em um bairro predominantemente classe C como somos nós, é muito. Meu salário JAMAIS aumentou acima da inflação que está por debaixo do 5% atualmente (Brasil é maravilhoso). Assim que todo meu planejamento foi para o diabo. 

Consegui negociar com a escola um 13% e amanhã teremos uma reunião com o síndico. Mas mesmo assim, tudo acima de 10%. Como se gestiona uma carteira assim? Eu toda feliz com meu rendimento de quase 9% e o mundo me aumenta acima de 10%. 

Em fim, vamos às pequenas conquistas de setembro: 

1) Reinvesti os proventinhos dos FIIs. Já estou recebendo 7% da minha meta mensal. Mês passado era em torno de 5%. 

2) Com dor (pois o último pagamento foi R$ 0,02 por ação) mas com confiança no futuro, comprei três ações de ITSA4 aprendendo o que significava o preço justo no método Graham e pelo visto, paguei muito mais do que devia pelas minhas EGIE3 y WEGE3 que estão caindo enquanto escrevo isto. Respiro e confio. 

3) Coloquei o dinheirinho de renda fixa do mês numa LCA pre-fixada a 13,33% ao ano  que vence em seis meses (tudo o que meu coração me permitiu) e fiquei muito feliz com a minha decisão. Sei que não verei esse dinheiro nesse tempo mas sei que terei um bom retorno para reinvestir. E penso em continuar investindo este mês em LCAs e LCIs sempre que ofereçam uma taxa acima de 12% a um prazo mais longo. 

4) Coloquei metade do valor destinado ao Tesouro Direto IPCA 2029 para o TD IPCA 2040. Aos poucos vou ganhando coragem e investindo em prazos mais longos. A outra foi para o 2029. 

5) Separei uma parte da reserva de emergência numa LCA pre fixada em 13,16% para usar os lucros em março de 2026 para pagar parte dos livros e parcelas da viagem para Argentina. Preciso de qualquer extra pois a coisa está ficando pesada. 

6) Minha rentabilidade do mês foi segundo o site Investidor 10: 


E a carteira hoje se vê desta forma: 


Mas o melhor é a data que me mostra o site para atingir as minhas metas; passamos de abril 2044 a dezembro 2043. Como disse antes, sei que isto pode ser muito variável, sobre tudo se começo a investir mais em renda variável (e acredito que esse será o caminho no futuro): 


E este mês que chega, a ideia é continuar apostando nessas taxas maravilhosas enquanto durem. 

Até o mês que vem!




Comentários

  1. Inflação é complicada. O governo desvaloriza a moeda e a sociedade entra em uma briga de foice, cada um tentando perder menos e repassar os custos para os outros.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, falei na reunião aqui do condomínio que repassar dessa forma os custos (eles falavam que não tinham aumentado em dois anos) era má administração e que nós não deveríamos arcar com as más decisões deles. Mas não tem jeito, o brasileiro ao meu ver é muito passivo em certos aspectos. Eu já queria botar fogo em tudo e começar a bater panelas. Também, devo dizer, a alegria do povo faz que a realidade fique bem mais amena. Um abraço!

      Excluir
  2. Calcular o preço justo de uma ação é bem difícil, ultimamente eu tenho pedido pras IA fazerem as contas, só de curioso mesmo, porque na prática não é muito confiável, é um exercício de adivinhação futura na maioria das vezes. A Weg e a Engie, por terem um histórico de qualidade, boa gestão e crescimento, quase sempre estão "caras" quando se faz este tipo de conta, no momento estou achando a Weg quase barata, dado seu histórico de careza. Abraços

    ResponderExcluir
  3. Olá Professora. Fazia tempo que queria comentar mas o site estava recusando meus comentários. Agora parece que vai.
    O sentimento acima é bem isto mesmo que a maioria do brasileiro sente. Muito por conta de como o IPCA é calculado. Aí está a pegadinha. Esses aumentos — escola, condomínio, consertos, serviços em geral — não entram no IPCA da forma como você os sente. O IPCA é uma média ponderada de uma “cesta de consumo” definida pelo IBGE com pesos fixos e limites por cidade. Vamos destrinchar:
    Mensalidades escolares entram no IPCA, sim — mas com peso pequeno (menos de 4% no índice total) e considerando escolas particulares de grandes capitais, que têm reajustes médios bem menores do que muitos casos reais de cidades menores.
    Condomínio, taxa de manutenção predial, assembleia de aumento, nada disso entra no IPCA. Esses são serviços de moradia não mensurados diretamente. O que entra é o aluguel residencial (que usa pesquisa amostral) e energia elétrica, água, gás.
    Consertos, obras, manutenção de casa, entram parcialmente — mas em pesos pequenos e com base em orçamentos de referência do IBGE, não no custo de uma empreiteira do bairro.
    Tudo isso leva a essa discrepância entre o número oficial e a sua taxa de inflação pessoal.
    Solução? Não há uma perfeita, mas é aquelo velho ditado, Renda fixa é o escudo. Ativos reais são a espada. Investir em FIIs e renda variável com parte da carteira é essencial, mesmo com a volatilidade inevitável que isto traz.
    Abcs AA40

    ResponderExcluir

Postar um comentário